História do Grupo

20070525155230

O Grupo de Jovens de Sobrado (GruJJos) é uma conjugação fraterna de três grupos de jovens da Paróquia, nomeadamente os Grujos (Grupo de Jovens de Sobrado), JJ (Juventude de Jesus) e Ejus que se juntaram á cerca de oito anos (2004/2005), tendo decidido caminharem todos juntos, tendo como lema: “Mais que um grupo, uma família , com o objectivo de ser um grupo paroquial e ao mesmo tempo um grupo de verdadeiros amigos.

A partir de 2004/2005 com as direcções conjuntas da Gisela, Bruno, Luísa e Luzia, o grupo passa por um período de estabilidade e de grande dinamismo, sendo reconhecido por toda a paróquia pelo trabalho desenvolvido e pelo respeito conquistado.

Neste período organizam-se actividades que ficaram marcadas no idealismo da comunidade como a Via Sacra, Janeiras, Dia da Comunidade, Magusto Jovem, entre outros.

Em 2008, inicia-se um novo ciclo. A grande maioria da direcção (Gisela, Bruno e Luísa) decidem seguir novos rumos na sua vida e uma nova direcção surge, sendo composta pela Luzia, Flávio e Susana. Neste período a direcção conseguiu estabilizar o grupo depois da saida de alguns membros no inicio deste ano pastoral. Apesar de ligeiramente enfraquecido o grupo mantém a sua missão e o seu espírito guiados pela direcção que fez um excelente mas cansativo trabalho.

Após a saída da maior parte da direcção em 2007/2008, o grupo passa a ter mudanças frequentes, democraticamente concretizadas, nas direcções  No ano de 2009/2010 a Luzia decide também ela seguir novos rumos e novas eleições são realizadas. A direcção escolhida para este ano pastoral é constituída por Susana, Ricardo e Marta. Foi um ano difícil pois o grupo precisava de estabilidade. A direcção soube dar essa estabilidade, tentando fazer novos projectos e actividades.

Em 2010, novas eleições são realizadas para a escolha de nova direcção. Destas eleições surge a direcção constituída pelo Nuno, Brízida e Ricardo. Foi um ano pastoral complicado pois o grupo encontrava-se reduzido (13 elementos) e precisava de mais dinamismo. Desta forma foi pensado um projecto a longo prazo que pudesse dar mais estabilidade, maior dinamismo, mais actividades e uma maior aproximação dos jovens entre si. É um projecto que se foi evidenciando ao longo do ano e que deu frutos pois entraram novos elementos neste ano e a nível de actividades foi bastante complexo e diversificado.

No entanto, era preciso ir mais longe. Desta forma, no Dia do Deserto foi eleita uma nova direcção  mais madura e com mais responsabilidade, que tem feito um trabalho notável, aproveitando o que melhor cada um tem, para fazer mais e melhor em prole do grupo. Cada vez mais se evidencia que o grupo tem crescido nos últimos anos, seja em número seja em maturidade, e isso é o mais importante.

Assim para os próximos anos é preciso continuar a evoluir positivamente, marcar a sociedade que nos rodeia pelo bom trabalho que temos vindo a desenvolver e incentivar cada vez mais jovens para o grupo, pois se assim for cada vez mais jovens participarão activamente nesta nossa paróquia de Sobrado.

Anúncios